quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PRESSÃO ARTERIAL E MUSCULAÇÃO

    Recentemente um aluno veio me perguntar sobre o efeito da pressão arterial durante a prática da musculação. Ele me relatava estar com uma frequência cardíaca muito alta enquanto fazia suas 03 (três) séries de 12 a 15 repetições. Como ele tem pressão alta, ele me questionou se fazer a musculação seria a melhor atividade para ele.
    O fato bem conhecido de que os exercícios com pesos podem induzir grande aumento de pressão arterial, e a imagem de um levantador de peso realizando uma prova com carga máxima, talvez expliquem o conceito que muitos profissionais de saúde ainda têm no sentido de que o treinamento com pesos seria uma atividade de alto risco cardiovascular.

    No entanto, a baixa incidência de acidentes cardiovasculares no treinamento com pesos, e o melhor conhecimento da fisiologia dos exercícios resistidos vieram trazer mais tranquilidade para os profissionais atualizados. Para compreender o que ocorre com os exercícios resistidos, inicialmente é conveniente relembrar os principais mecanismos de acidentes cardiovasculares na atividade física: O aumento da pressão arterial e o aumento da frequência cardíaca.
- O aumento da pressão arterial pode levar ao rompimento de artérias fragilizadas por aneurismas congênitos ou adquiridos, aterosclerose, hipertensão arterial ou diabetes.
- O aumento da frequência cardíaca caracteriza um aumento de demanda de oxigênio pelo miocárdio, que pode não ser suprida adequadamente por artérias coronárias parcialmente obstruidas. Essa desproporção entre oferta e demanda de oxigênio pode levar à angina, infarto, arritmias graves e parada cardíaca.
   
    Para avaliar o risco cardiovascular dos esforços físicos, seja por aumento de pressão arterial ou de frequência cardíaca, costuma-se utilizar o chamado Duplo-Produto, parâmetro numérico dado pela multiplicação da frequência cardíaca pela pressão arterial sistólica. O resultado pode ser dividido por 1.000 para que se tenha um número menor.
    Nos exercícios contínuos, a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam paralelamente com a intensidade do esforço, justificando a indicação dessa forma de atividade física em intensidade baixa para pessoas debilitadas por sedentarismo ou doenças. Como os exercícios contínuos em intensidades baixas ocorrem em metabolismo aeróbio, criou-se o hábito de afirmar que os exercícios aeróbios são os mais seguros.
    Todavia, esta afirmação não vale para os exercícios interrompidos como os exercícios com pesos. Neste tipo de atividade, o caráter localizado e resistido da contração muscular determina intensidades relativamente altas de esforço com metabolismo energético predominante anaeróbio, mas com demanda cardiovascular geralmente discreta. A pressão arterial sobe sempre um pouco mais do que nos exercícios contínuos, mas geralmente dentro dos limites de tolerância. Apenas com a ocorrência de cargas máximas que levem à apnéia (prender a respiração) e isometria (contração muscular, sem movimento), ocorrem grandes aumentos de pressão arterial.
    Normalmente os exercícios com pesos para não atletas são realizados de maneira isotônica (contração muscular com movimento), sem apnéia importante e interrompidos antes da isometria. Por outro lado, as repetições baixas que normalmente são utilizadas no treinamento com pesos produzem discreto aumento de frequência cardíaca. Além disto, os intervalos para descanso muscular entre as séries fazem com que a frequência cardíaca volte quase aos níveis de repouso antes de novo esforço.
    Em resumo, os exercícios com pesos para não atletas produzem aumento um pouco maior da pressão arterial em relação aos exercícios contínuos, mas um aumento de frequência cardíaca muito menor.

    Assim sendo, o Duplo-Produto dos exercícios com pesos costuma ser baixo, já tendo sido demonstrado que caminhar rápido em plano levemente inclinado produz maior sobrecarga cardiovascular do que o treinamento com pesos utilizando 80 % de carga máxima.
    Coronarianos que não tiveram qualquer sinal de isquemia (má circulação arterial) em treinamento com pesos com 80 % de carga máxima apresentaram sinais ou sintomas em teste ergométrico sub-máximo em esteira. A explicação é que a frequência cardíaca mais baixa no treinamento com pesos levou à menor demanda de oxigênio, e que a pressão arterial diastólica ligeiramente mais alta levou à uma maior oferta de sangue para o miocárdio. Essas reações cardiovasculares permitem que os exercícios com pesos sejam utilizados por pacientes com disfunção coronariana, disfunção contrátil ou distúrbios do rítmo cardíaco, evidentemente quando bem avaliados e acompanhados.
    Um erro frequente é imaginar que pesos leves são mais seguros. Com pesos mais leves se fazem mais repetições, o que aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, e além disto, se ao final da série ocorrer isometria e apnéia, a pressão arterial aumentará mais do aumentaria com mais peso e menos repetições. Em todo o mundo, a maioria dos pesquisadores que estudam os efeitos dos exercícios com pesos em pessoas idosas estão utilizando cerca de 80 % de carga máxima, para repetições entre seis e oito, evidentemente sem isometria e sem apnéia. Apenas lembrando que o aluno deve ser acompanhada por um profissional que irá ajustar a melhor carga ao seu treino.
    Numerosos trabalhos têm documentado a segurança músculo-esquelética e cardiovascular do treinamento com pesos não apenas para pessoas sadias mas também para pessoas debilitadas e que apresentam doenças. Esses conhecimentos associados aos importantes efeitos dos exercícios com pesos no aumento de massa óssea, aumento da massa muscular e aumento da mobilidade articular, têm levado à utilização cada vez maior desses exercícios em programas de reabilitação geriátrica.
    Sendo assim, descobri que o problema da pressão alta no meu aluno era que ele fazia apnéia durante as suas sessões de treino na musculação. Após essa explicação, eu o convenci que a musculação, aliada aos exercícios aeróbios iriam não só diminuir sua hipertensão, como também iriam melhorar seu condicionamento físico.
Por: Gustavo Amorim
Fonte: Web Venture (http://www.webventure.com.br/)

GOSTOU DESSA REPORTAGEM?? FAÇA-ME UM COMENTÁRIO OU TURE SUA DÚVIDA. TEREI O MAIOR PRAZER EM TE AJUDAR...

8 comentários:

  1. Olá Gustavo, Tenho pressão alta e diante dessas explicações estou procurando seguir suas orientações sobre a isometria e apneia. Agora com tudo isso posso tomar complementos Xtreme NO e HGH Energizer ? Grato!

    ResponderExcluir
  2. como usar xtreme no e hgh energizer
    sabendo que ja faço algum tempo treino em musculaçao

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Gustavo,

    sou fisioterapeuta pesquisador da area de cardiologia do Hospital Ana Neri (INCOBA) Salvador BA e gostaria de saber se voce tem algum artigo que envolva duplo produto e exercício isométrico?

    Obrigado,

    Giancarlo

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante quando escreveu isometria e apnéia. Tem algum artigo que comprove essa afirmação ?
    Se tiver envia pra mim: giangp@msn.com

    Obrigado,

    Giancarlo

    ResponderExcluir
  5. relacionado ao aumento do duplo produto..

    ResponderExcluir
  6. bom dia Gustavo tenho 30 anos e o meu problema e q a minha pressão baixa muito qd eu faço a minha serie de 3 de 12 nem e muito peso o peso varia de 10 a 15 kg por que isso acontece ? devo para de fazer musculação

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gustavo.
    Tenho 50 anos e pressão alta controlada por uma dose diária de 50mg de Cloridrato de Amilorida. Uma vez me disseram que pessoas com pressão alta e mais de 50 anos não devem fazer musculação pela manhã. Gostaria de saber se isso é correto e por quê.
    Grata
    Jussara

    ResponderExcluir
  8. O fato de o aluno ter problemas respiratórios, desde asna, bronquite entre outras, não poderiam também causar essa apneia e elevar a pressão arterial?

    ResponderExcluir