quarta-feira, 5 de maio de 2010

HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES.

    Ser mãe, não é fácil. Digo isso por experiência própria, isso mesmo, experiência própria.
Recentemente no meu último módulo de Pós Graduação do Instituto Passo 1 tivemos uma aula prática sobre Atividades Físicas para Gestantes. Nós, alunos, passamos pela experiência de ser "gestante" por aproximadamente 30 minutos cada um e admito que não foi fácil. Imagine uma mulher que "suporta" 9 meses.
        Gustavo Amorim - Eu com "9 meses de gestação" - Muitas dores nas costas.

    Nós carregamos uma barriga postiça de 13 kg (aumento de peso considerado para uma gestante) e executamos as tarefas diárias que uma gestante pode se submeter até os 9 meses de gestação. Andamos pelas ruas do centro de Goiânia, dirigimos carro, moto e até andamos de bicicleta, fizemos compras, subimos escadas, limpamos o chão e pratileiras altas, pegamos objetos embaixo dos sofás, fomos ao banheiro, corremos e principalmente praticamos atividades físicas (orientados por nós mesmos) numa academia, verificando as limitações e adequações que uma grávida tem dentro de uma academia.

Fernada e Ângelo - Andaram de bicicleta e viram que foi uma tarefa difícil.

   Como domingo agora é dia das mães, eu gostaria de fazer uma homenagem a TODAS AS MÃES e dizer o quanto vocês são importante para nós. Aproveitando, quero também deixar algumas informações sobre atividade física voltada para as futuras mamães.



Exercícios físicos são fundamentais durante a gestação


A prática de exercício físico é recomendada para todas as gestantes, pois há benefícios tanto para a mulher quanto para o bebê. Dentre eles, está a diminuição das complicações obstétricas, maior controle do ganho de peso da mãe, melhora no condicionamento físico, atuação no estado psicológico e social, e diminuição da depressão e do estresse.
      Os exercícios físicos são muito importantes durante essa fase, porém, é recomendável que a gestante tome alguns cuidados. Ao praticar atividades físicas, deve-se usar roupas leves, evitar altas temperaturas e beber muita água para se hidratar.
    As atividades podem ser feitas na água (natação e hidroginástica) pois evita as forças gravitacionais, melhora as dores lombares e o inchaço. A musculação, bem orientada com exercícios específicos para cada gestante também é uma excelente para manter o tônus muscular. A Ioga e os alongamentos ajudam a melhorar a flexibilidade.
    Ao escolher o tipo e a intensidade dos exercícios, a gestante deverá ter a liberação do médico e o auxílio de um profissional da área, pois as atividades variam de acordo com o período da gestação. A pessoa que nunca praticou exercícios físicos deve iniciar com atividades de baixo risco, como caminhadas,musculação, natação e hidroginástica leve. Já quem está habituada poderá continuar com o programa habitual, apenas deverá modificar a intensidade e velocidade, à medida que a gravidez evoluir.
   A prática da atividade física poderá ser contra-indicada em casos específicos, principalmente em mulheres com doenças cardíacas, trabalho de parto prematuro, gravidez múltipla, feto com crescimento inadequado, entre outras.
   Uma boa alimentação adequada com a atividade física é fundamental na gestação pois garantirá ao feto uma boa saúde no pré e pós parto tornando-se uma criança sadia e com bons hábitos alimentares. As recomendações nutricionais devem ser adaptadas seguindo as necessidades específicas e variações individuais, como ganho de peso, tamanho do feto, pré-natal de alto risco, entre outros. Deve ser elaborada uma dieta adequada para cada gestante e para o bebê.
    Portanto, para quem planeja engravidar, minha recomendação é que procure um profissional da saúde para acompanhá-la e garantir que ela tenha uma gestação saudável.

No mais, feliz dia das mães e muita saúde para todos...

Esp. Gustavo Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário